O X Factor está chegando! Veja uma prévia do show e entenda melhor o programa

Image and video hosting by TinyPic

Simon e sua trupe estão chegando.

Está chegando a hora, pessoal! A primeira temporada americana do X Factor estreia na próxima quarta-feira, dia 21 de setembro, às 21h (horário de Brasília), com a promessa de dar um prêmio de 5 milhões de dólares em contratos para o vencedor e ser o novo programa mais assistido do mundo! A apresentação do show ficará por conta do novato Steve Jones e a bancada será composta por L.A. Reid, Nicole Scherzinger, Paula Abdul <3 e, claro, ele, Simon Cowell.

Muitos leitores tem nos perguntado se iremos cobrir o programa. A resposta é sim! Nós do Coloca faremos a cobertura completinha do show, daquele jeitinho divertido que você conhece e gosta. É só clicar naquele banner ali em cima com a caixinha do X Factor para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no programa.

Siga no twitter:
@ColocaNoIdol

Curta no Facebook:
Facebook.com/Coloca

Uma prévia extendida do primeiro episódio já foi liberada. Ela só fez aumentar a nossa ansiedade.


Chororô, emoção, brigas entre os jurados, Simon Cowell se achando o novo James Bond. Tudo como esperado e o suficiente para nos deixar roendo as unhas para ver como vai ser. Percebam que eles focaram muito em histórias de candidatos bem jovens, como a fofa da Rachel Crowe, e mais velhos, como a diva falida e mãe solteira Stacey, exatamente a faixa etária que não pode ser explorada no American Idol.

Para sanar todas as dúvidas sobre o X Factor e ver quais as suas diferenças em comparação com o Idol, resolvemos criar uma espécie de “Jogo dos 7 Erros” para todos entenderem melhor como se desenrola a competição. Clique em continue lendo para conhecer mais sobre os dois programas!


OS CANDIDATOS:

American Idol: Qualquer pessoa, com idade entre 15 e 28 anos, pode participar. São permitidos apenas solistas.

X Factor: Qualquer pessoa, com mais de 12 anos de idade, pode participar. Sim, aqui não há limite de idade. Além disso, são permitidos grupos também. Dessa forma, o programa tem a capacidade de achar um Justin Bieber, uma Susan Boyle ou um Destiny’s Child.

AS CATEGORIAS:

American Idol: Não há categorias definidas. Apenas nas semifinais que há o Top 12 Girls e Top 12 Boys, mas não há divisão clara a partir do Top 12 final.

X Factor: Aqui há 4 categorias. São elas: Boys, Girls, Groups e Over 25s. Ou seja, Meninos, Meninas, Grupos e Maiores de 25 Anos. Cada uma dessas categorias é composta por 3 desses candidatos, formando o Top 12. Além disso, cada categoria é designada a um jurado.

OS JURADOS:

American Idol: O papel dos jurados aqui é julgar de forma imparcial. Não deve haver favoritismo, apenas conselhos sobre como melhorar.

X Factor: A competição também é entre jurados. A cada um deles é designada uma das 4 categorias (a partir do Top 24) e ele deve funcionar como uma espécie de mentor, escolhendo a música, montando a performance e incentivando seus pupilos. Só nesse programa a gente tem a oportunidade de ver o Simon elogiando uma apresentação desastrosa, só porque é seu candidato. O clima no painel de jurados é mais pesado nos live shows.

AS FASES:

Primeira fase:
American Idol (Auditions): Essa é aquela fase clássica em que os aspirantes a cantor chegam na salinha e cantam a capella na frente dos jurados, sem nenhum tipo de feedback externo ou acompanhamento musical.

X Factor (Auditions): As audições aqui acontecem em um teatro já com plateia. Além disso, os cantores têm a opção de usar o instrumental da música, o que dá uma dimensão de espetáculo à performance. A plateia funciona como um quinto jurado, podendo derrubar ou incentivar o candidato. Outra vantagem é que já é uma forma de testar se o cantor “funciona” bem no grande palco e se aguenta a pressão de se apresentar na frente de 3000 pessoas. Clique aqui pra ver mais ou menos como funciona.

Segunda fase:
American Idol (Hollywood Week): Essa fase é considerada por muitos a mais divertida do programa, já que funciona como um novo processo de audições, mas sem os candidatos ruins e bizarros (pelo menos em sua maioria). No primeiro dia, temos a chorus line, que é quando eles formam uma fila e cada um canta um pedaço de uma música a capella. Um corte é feito. Depois acontece a etapa dos grupos, quando os candidatos se organizam em trios e têm sua criatividade musical testada. Mais um corte é feito. Por fim, temos a fase dos solos, quando cada um se apresenta com a banda do programa.

X Factor (Bootcamp): Além do nome, que é uma referência ao campo para onde vão os recrutas do exército, não há muita diferença entre essa fase nos dois programas. Veja como é bem parecido.

Terceira fase
American Idol (Top 24): Nessa etapa, os 24 candidatos escolhidos já têm a oportunidade de se apresentarem no palco e o resultado passa a depender inteiramente do voto do público. Dependendo da temporada, podemos ter um top com mais candidatos (30 ou 32), além da possibilidade de repescagem.

X Factor (Judge’s Houses): Aqui o programa recebe uma escala global, e fica bem mais divertido que o Idol. Com o Top 24 escolhido, cada jurado receberá sua categoria. São, portanto, 6 Boys, 6 Girls, 6 Groups e 6 Over 25s. Cada jurado leva então sua categoria pra algum lugar do mundo (literalmente, qualquer lugar) e lá testará seus pupilos e terá que escolher 3 para os live shows. Olha que legal.

LIVE SHOWS:

American Idol: O Top 12 sobe ao palco para se apresentar com uma song choice própria e liberdade de criação, tendo que respeitar apenas uma lista disponível de canções de acordo com o tema da semana.

X Factor: Os jurados escolhem as músicas que seus pupilos cantarão e o programa tem uma equipe de dançarinos e coreógrafos para elevar a performance ao nível de artistas internacionais. Como no Idol, também existe um tema para cada semana. Olha como é tudo bem grandioso

BOTTOM:

American Idol: Três candidatos formam o famoso bottom 3 e em seguida é anunciado quem foi o menos votado pelo público. Essa pessoa deixa a competição. Nas últimas temporadas, foi acrescentado o veto, onde os jurados podem impedir a eliminação de um candidato pelo público durante todo o jogo, com a condição de na próxima semana dois participantes serem eliminados, sem volta.

X Factor: Os dois candidatos menos votados pelo público são chamados a cantar novamente uma música diferente. Os jurados então votam em quem eles julgam que deva ser eliminado. Em caso de empate, o menos votado pelo público sai. Ao mesmo tempo que é uma forma mais justa de eliminação, é também uma arma nas mãos dos jurados que queiram eliminar a concorrência. Funciona assim, ó.

DUETOS:

American Idol: Os duetos com artistas famosos acontecem apenas no dia do anúncio do vencedor, não influenciando na votação.

X Factor: Aqui os duetos acontecem na noite de apresentações da final. Os jurados usam suas conexões no mundo da música para conseguir os melhores artistas, o que acaba pesando também no voto do público. O dueto pode ser tão emocionante que pode de fato fazer um candidato virar o jogo e vencer, como foi o caso de Alexandra cantando com Beyoncé, na temporada de 2008.

Comentários

  1. To muito curiosa pra ver esse programa...
    A Sony vai transmitir tb??

    ResponderExcluir
  2. Achei um pouco parecido com The Voice... to errado?

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre achei que o X-Factor é infinitamente melhor que o Idol... acho a plataforma mais interessante!!! Não acho que o American Idol é o melhor Idol de todos... mas espero que X-Factor USA seja tão bom quanto o Britânico!!!

    ResponderExcluir
  4. Gente adorei a menininha, e a mulher, meu Deus Morri! Promete muito esse x-factor, só queria q a Cheryl estivesse fixa na bancada!
    E a sony vai transmitir sim, ta rolando uma chamada a um tempinho já.

    ResponderExcluir
  5. 2 coisas:

    Imagina um artista como Adam Lambert num programa desses... Imagina o que esse homem num ia fazer!!!

    É só impressão minha ou o L.A. Reid é o Randy numa versão magra?! Tow certo, produção?!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o fato de terem colocado a Gamu como exemplo de Bootcamp!!
    hehehe

    Foi a melhor apresentação do Bootcamp q vi até hoje!!! Emocionante!!!

    E... A audition do Dannyl até hoje é a melhor que já vi!!!

    Tirando os jurados, que detestei, acho que o XF US será bom!! Mas, não tanto quanto o UK!! Vcs poderiam cobrir o de lá tbm... É o melhor que tem!!

    E, pra quem achou parecido com o The Voice... O The Voice surgiu no ano passado na Holanda e o The XF UK já tá na oitava temporada! Então já dá pra saber quem copiou quem né...

    ResponderExcluir
  7. agora que eu vi que o Zeca pôs a Gamu! :(((
    foi o meu motivo pra odiar a cheryl cole por algumas semanas.

    ResponderExcluir
  8. AEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!
    MELHOR NOTICIA DO DIA!!!

    Muito bom saber que o pessoal do coloca vai cobrir o X Factor USA!

    O Pessoal do xfactorbrasil.com faz um ótimo trabalho a anos, mas nada como ter os comentários divertidos do pessoal do coloca.

    Valeu MESMO pessoal! :D

    ResponderExcluir
  9. OK. Eu tenho uma relação de amor e ódio com o Simon, e tenho a sensação de que esse ano vai ficar mais pra ódio (ele tá numa soberba que vou te contar)!

    Fiquei impressionada com a fofa da Rachel Crowe, muito carismática, só acho muito cedo pra ela entrar numa competição como essa! Mas espero ver muita coisa boa vindo dela.

    E que alcance tem essa Stacey, né?! Todo mundo tem direito a sua opinião e tudo mais, mas não acho que alcance seja tudo.. achei muito gritada essa versão de Natural Woman (vide James Durbin, não sou chegado ao exagero). Mas ela tem tudo pra ser a diva do programa.


    A bancada é aquilo lá, né.. não tem grana pra uma JLo, trás Nicole (que teve o início da sua carreira num programa assim, né?). Acho a Nicole uma excelente cantora mas ela tem se perdido tanto na carreira que não sei como administrar ela aconselhando outras pessoas.

    Versão magra do Randy. Abdul pra trazer sessão nostalgia.

    Acho um ótimo formato. Mega produção. Mas o idol é o idol, né?!

    Mas certeza que eu vou assistir.

    ResponderExcluir
  10. Prefiro muito o Idol.

    A única coisa que prefiro no X Factor é a possibilidade de fazer as apresentações mais parecidas com as de um concerto dos participantes, com dançarinos, luzes, enfim, o que tantos artistas usam hoje em dia para entreter.

    ResponderExcluir
  11. a unica coisa melhor q no Idol é o fato dos jurados escolherem quem sai...o resto parece um "show de calouros" mais chique....mas vou assistir,quem sabe nudo de opinião.

    ResponderExcluir
  12. Não tô pondo muita fé nessa versão não... especialmente porque a 8ª temporada da versão britânica com a Kelly Rowland, Tulisa e Gary Barlow na banca de jurados está simplesmente sensacional.

    ResponderExcluir
  13. Alexandra Burke e Beyoncé foi em 2008 :)

    ResponderExcluir
  14. e que venham todos os HATESSSS novamente...
    shuashuashuashuashuashuashua

    ResponderExcluir

Postar um comentário